Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comparação dos filmes "Laranja Mecânica" e "1984"


"Laranja Mecânica" é um filme que se passa numa sociedade semelhante a nossa mas que sofre constante com os atos de ultra violência de jovens criminosos. Essa sociedade se assemelha com a de "1984" por usar de torturas para lidar com os presos e por também ter um governo totalitarista.
Alex e Smith, protagonistas dos dois filmes, dividem  alguns fatos em comum. Por exemplo, ambos vivem em realidades alternativas à nossa, um vivendo no que seria o futuro pela visão de quem viveu em 1948 e o outro vivendo numa época futura em relação à nossa, ambos são pegos por seus respectivos governos e passam por um tratamento para que mudem seus comportamentos. Mas as semelhanças param por aí:
Alex é um jovem que, junto de sua gangue, usa produtos psicoativos para que possa praticar a “ultraviolência” e outros atos ordinários, ele e seus comparsas espancam mendigos, lutam com outras gangues, dirigem perigosamente e invadem casas de família para espancar e roubar a todos; tudo isso por pura “diversão”. Smith é um homem de meia idade que trabalha no setor informacional do partido do governo e adora sexo, prática recentemente proibida exceto para reprodução, que começa a questionar o sistema querendo saber se o que todos na época acreditavam era realmente verdade.
Um dia, Alex é pego pela polícia e sofre com a dureza e crueldade do sistema prisional e, ao passar pelo Tratamento Ludovico, um processo tortuoso e emocionalmente destrutivo,  perde seus instintos agressivos e regressa às ruas. A partir daí, ele começa a enfrentar as consequências dos atos violentos do seu passado e deixa de ser o agressor, tornando-se uma vítima e sendo segregado até pelos próprios pais. Enquanto isso, Smith conhece Julia e começa a ter encontros com ela onde ambos efetuavam praticas sexuais em segredo até o dia em que são pegos em pleno ato pelo governo e são presos.
 Já na prisão, Smith é torturado pelo governo para que esqueça qualquer ideologia diferente da praticada por eles e o personagem também aprende a não questionar o que o partido lhe diz em determinados assuntos, ao fim da tortura Smith encontra Julia pela última vez e repassa a ela tudo que compreendeu durante seu tratamento e depois é morto. Alex, em “Laranja Mecânica”, começa a ser perseguido por todos que costumava espancar e roubar inclusive Frank Alexander, que buscava uma vingança pessoal, e seus ex-companheiros de gangue, que o traíram e entraram para a polícia depois. Diante de tantas desgraças em sua vida Alex comete uma falha tentativa de se suicidar, onde sobrevive e acorda num hospital, sendo salvo graças aos melhores cuidados por parte do governo, ao sair do hospital Alex reconcilia-se com seus pais e recebe o convite para entrar em um cargo do governo. Alex diz-se “curado” e volta a suas antigas práticas violentas.
Conclui-se, portanto, que ambos os filmes fazem com que o telespectador reflita sobre os temas abordados e pergunte a si mesmos se o que acontecesse nos filmes poderia vir a se tornar realidade, e também faz com que quem assistiu questione a atual sociedade em que vivem e sua forma de governo atual, para saber se os atos dos indivíduos e dos governos se assemelham com os dos filmes.



Para assistir o filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário